Duvidas bestas do cotidiano. Qual a diferença entre RG e CPF?
Porque eu tenho dois números distintos que são basicamente um registro de que eu existo, sou cidadão, bla bla bla?
A maioria das coisas que eu faço nessa existência como brasileiro me pede ou os dois números ou qualquer um dos dois. Eu acho que ainda estou pra cruzar com alguma situação em que alguém diga: "tem que ser o RG, não pode o CPF, nós não queremos saber seu CPF de modo algum, tem que ser necessariamente o RG" ou vice-versa.
E mesmo que exista tal situação, qual a justificativa?
Pra quê, afinal, o governo precisa que eu esteja em dois bancos de dados distintos que possuem em geral as exatas mesmas informações?
Eu adoro a questão do RG e CPF, porque são a prova de que o "governo" mesmo tendo todos seus dados é incompetente demais para fazer qualquer coisa com essa informação.
O RG foi criado no começo dos anos 1900 para identificação civil, com isso as pessoas teriam um documento com o nome delas, filiação, data de nascimento e essas coisas. O RG também foi a forma do governo criar um "banco" de impressões digitais para ajudar em problemas criminais. Acontece que o RG mesmo tendo validade nacional é de competência estadual, o que cria a situação bacana de que atualmente você pode ter 27 RGs diferentes, um para cada estado e todos com ampla validade nacional. Acho que só mencionando isso você já pode imaginar a festa que é possível fazer se você for trambiqueiro. Como o problema envolve dinheiro, o governo decide então na década de 70 (acho que foi nela, não tenho certeza) criar um número único para a declaração de imposto de renda, assim a Receita Federal cria o CPF. Como o CPF é um número único ele resolve o problema do trambiqueiro que tinha vários RGs só de zoa, também resolve o problema de homônimos e como ele está relacionado com a Receita é um bom identificador para se saber como anda a vida financeira da pessoa, imagino que por isso o comércio começou a exigir o uso do CPF. Com o passar do tempo o CPF começou a ser tão usado que hoje todo recém nascido recebe já um número de CPF junto com sua certidão de nascimento. Só que o CPF não foi pensado para ser um documento de identificação, assim ele não traz uma foto, sua filiação, seu estado civil e whatnot, por isso você continua dependendo do RG velho de guerra.
Edit:
Aproveitando que já comecei a falar de RG e CPF vamos falar do resto. O problema de banco de dados não compartilhado não afeta só o RG e CPF, se você lembrar a justiça eleitoral começou a fazer um banco de dados com as digitais de todos os cidadãos, sendo que todos tem suas digitais nos bancos de dados de RG. Para deixar as coisas mais divertidas, se você for tirar um passaporte a PF novamente irá pegar suas digitais, o que significa que nós temos no mínimo uns 3 bancos de digitais que não se conversam. Uma coisa muito eficiente e um ótimo jeito de gastar o dinheiro do contribuinte.
Mas enfim, com todas essas coisas as pessoas começaram a pensar, mas por que raios isso tudo não é unificado? Então os políticos começaram a discutir a criação de um documento único, acho que atualmente chamado de RIC (já tiveram outras propostas com outros nomes, mas que não foram muito pra frente). O RIC seria um documento com foto, com todas as informações de RG, com o CPF, mas agora emitido pelo governo federal e com isso você teria um documento único de identificação (você ainda teria seu numero de CPF para o imposto de renda, mas enfim). O problema da proposta? A megalomania de projetos brasileiros, claro. O governo achou que como estava criando um documento novo então ele deveria ser novo em tudo, assim o projeto do RIC é de um cartão com chip em que ficariam armazenados suas informações biométricas como altura, digitais e outras identificações, tudo seria gerido pelo banco de dados do TSE que seria o responsável pela emissão do documento. O preço dessa ideia obviamente é absurdo e o projeto nunca saiu do papel.